O coordenador do NEGRA e professor da UNEMAT, Paulo
Alberto Santos Vieira, explica que um movimento como o Monepan é importante
numa região como Cáceres, que apesar de ser a região de maior número de
eleitores e de maior contingente populacional, atrás apenas de Cuiabá,
apresenta o segundo menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do Estado.
“Esta situação, em que temos um IDH tão ruim comparado às outras regiões do
Estado, pode ser um indicador interessante e importante para se entender como
as desigualdades ocorrem na região e, especialmente, na cidade de Cáceres, e
não apenas as desigualdades de caráter social e econômico, mas também a
desigualdade de caráter racial”, disse o professor.
“Estamos em um estado cuja
maior parcela da população se autodeclara negra. Entretanto, esta maioria da
população negra, esta negritude, não está representada adequadamente nestes
espaços sociais, educacionais, políticos e culturais”, explica Paulo. “Então, o
surgimento de uma nova entidade, uma nova associação do movimento negro em
Cáceres, tem o potencial de mobilizar agentes e atores em torno da reflexão
sobre as desigualdades, sejam elas de caráter socioeconômico, sejam elas de
caráter racial”, afirma o professor Paulo Alberto.
A apresentação pública do Monepan contou com a
presença do professor Valter Silvério, do Departamento de Sociologia da
Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e coordenador do Doutorado
Interinstitucional em Sociologia Unemat/UFScar.
O professor afirma que conheceu a região de Cáceres há alguns anos, porém, anteriormente a conhecia por livros que ressaltam a importância histórica e cultura da região, principalmente na história do povo. “Há um livro extremamente importante da professora Maria de Lourdes Bandeira, ‘Território negro em espaço branco’, que é a principal tese de doutorado da Universidade de São Paulo de 1988, e que se refere à Vila Bela da Santíssima Trindade, uma cidade mais conhecida fora do Brasil do que dentro do Brasil, seja pela importância cultural da região, pela presença de quilombos, e pela presença de Teresa de Benguela.
Só para se ter uma ideia, em Luanda, na Angola, existe uma praça chamada Teresa de Benguela”, explica Valter. “Eu vim para cá e me encantei, porque a população fenotipicamente é uma população muito interessante: você consegue perceber a presença do indígena e um elemento negro muito forte, e esta presença marca muito o território”, afirma o professor Silvério.
O professor afirma que conheceu a região de Cáceres há alguns anos, porém, anteriormente a conhecia por livros que ressaltam a importância histórica e cultura da região, principalmente na história do povo. “Há um livro extremamente importante da professora Maria de Lourdes Bandeira, ‘Território negro em espaço branco’, que é a principal tese de doutorado da Universidade de São Paulo de 1988, e que se refere à Vila Bela da Santíssima Trindade, uma cidade mais conhecida fora do Brasil do que dentro do Brasil, seja pela importância cultural da região, pela presença de quilombos, e pela presença de Teresa de Benguela.
Só para se ter uma ideia, em Luanda, na Angola, existe uma praça chamada Teresa de Benguela”, explica Valter. “Eu vim para cá e me encantei, porque a população fenotipicamente é uma população muito interessante: você consegue perceber a presença do indígena e um elemento negro muito forte, e esta presença marca muito o território”, afirma o professor Silvério.
20 de novembro
O lançamento público do Movimento Negro do Pantanal ocorreu na véspera do Dia Nacional da Consciência Negra, 20 de novembro. Criado em 2003, como data de importância incluída no calendário escolar, foi oficialmente instituído em âmbito nacional mediante a Lei Nº 12.519, de 10 de novembro de 2011, sendo considerado feriado em cerca de mil cidades em todo o país e nos estados de Alagoas, Amazonas, Amapá, Mato Grosso e Rio de Janeiro, através de decretos estaduais. A ocasião é dedicada à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira. A data foi escolhida por ser o dia da morte de Zumbi dos Palmares, em 1695.
O lançamento público do Movimento Negro do Pantanal ocorreu na véspera do Dia Nacional da Consciência Negra, 20 de novembro. Criado em 2003, como data de importância incluída no calendário escolar, foi oficialmente instituído em âmbito nacional mediante a Lei Nº 12.519, de 10 de novembro de 2011, sendo considerado feriado em cerca de mil cidades em todo o país e nos estados de Alagoas, Amazonas, Amapá, Mato Grosso e Rio de Janeiro, através de decretos estaduais. A ocasião é dedicada à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira. A data foi escolhida por ser o dia da morte de Zumbi dos Palmares, em 1695.
Zumbi foi o último dos líderes do Quilombo dos
Palmares, o maior dos quilombos do período colonial. Zumbi nasceu em 1655 na
Serra da Barriga, então Capitania de Pernambuco, região hoje pertencente ao
município de União dos Palmares, no estado de Alagoas. Faleceu em 20 de
novembro de 1695, na Serra Dois Irmãos, Às margens do Rio Paraíba de Melo, na
então Capitania de Pernambuco, local que hoje é parte do município de Viçosa,
também em Alagoas.
“O 20 de novembro nos remete a relembrar sempre a
importância da cultura negra, de matriz africana, na construção desta
singularidade que é o Brasil”, defende o professor Valter Silvério. “E esta
região de Mato Grosso é extremamente rica, e vemos a predominância de elementos
culturais de matrizes africanas na alimentação, nas pessoas, na mistura
étnico-racial que existe na região”, explica Silvério. “Eu diria que parte da
beleza da região tem a ver com esta presença”, afirma Valter.
“Este 20 de novembro sinaliza uma profunda reflexão
sobre graves problemas que afligem o País, o estado, a cidade e a região, mas
também questões específicas desta população negra, cuja emancipação ainda não
se deu por completa”, diz o professor Paulo Alberto. “E acredito que o
surgimento do Movimento Negro do Pantanal é bastante importante dentro desta
configuração”, afirma Paulo.
PIIER
No Sistema Acadêmico da Unemat neste semestre,
2.039 alunos cotistas do Programa de Integração e Inclusão Étnico-Racial
(PIIER) estão matriculados nos 60 cursos com ofertas regulares de ensino
espalhados em 12 dos 13 câmpus da Instituição. Os demais cursos (turmas únicas,
ensino a distância, parceladas, turmas fora de sede) também reservam 25% das
vagas para estudantes que se autodeclaram negros ou pardos. Do número de vagas
ofertadas, em todos os cursos da Unemat, 25% são para cotistas negros ou
pardos, 35% são para alunos de escola pública e 40% para ampla concorrência. O
programa de cotas do PIIER já é adotado na Unemat há 11 anos. No vestibular
para 2016/2 foram ofertadas 623 vagas para alunos negros cotistas.
Durante a última semana, a Unemat também realizou
4ª Semana de Direitos Humanos e a 4ª Mostra de Cultura e Arte das Gentes do
Pantanal, com várias oficinas dedicadas ao estudo e debate de relações
étnico-raciais e direitos do povo negro.
FONTES: Geledés Instituto da Mulher Negra;
Herdeiras de Aqualtune; Movimento Negro Unificado; Questão de Gênero por Jarid
Arraes/Revista Fórum.